Meningite meningocócica

A meningite é uma infecção grave que acomete as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central.

Diversos microrganismos tais como bactérias e vírus podem causar meningite, com diferentes graus de gravidade.

Entre as bactérias causadoras de meningite está o meningococo, que tem 6 sorogrupos associados à doença: A, B, C, W, Y e X.

A infecção causada pelo meningococo é mais frequente nos meses mais frios, mas pode acontecer em qualquer época do ano. A meningite meningocócica é especialmente preocupante pela rapidez com que os sintomas se instalam mesmo em pessoas previamente sadias e pelo risco elevado de complicações e de óbito.

Pode se instalar com sintomas como febre, dor de cabeça e vômitos. Além disso, podem ocorrer lesões em pele acompanhando o quadro.

Para uma doença que pode ser tão grave há vacinas disponíveis para os sorogrupos A, C, W e Y (vacina quadrivalente) e para o sorogrupo B. Para o sorogrupo C está também disponível a vacina meningocócica C conjugada.

Em crianças menores de 1 ano, a vacina ACWY  deve ser administrada em duas ou três doses, dependendo da vacina utilizada. Acima de 12 meses, o esquema é de uma única dose para crianças, adolescentes e adultos.

A vacina para o sorogrupo B tem esquema de 3 doses em crianças menores de 1 ano,  sendo de duas doses acima de 12 meses para crianças, adolescentes e adultos.

São recomendados reforços das vacinas meningocócica dependendo da idade e do sorogrupo de meningococo.

As três vacinas estão disponíveis nas unidades de vacinação do Delboni. Para aplicação das vacinas ACWY e B é necessário pedido médico.

 

Agende sua vacina aqui.